No dia 29 de novembro recebi como convidado o Coronel da PM do Estado de São Paulo Fernandes, que é um especialista em terrorismo com dois livros publicados, bem como possui vários artigos do tema. Além disso, é diplomado pelo Departamento de Estado Americano no Curso de Combate ao Terrorismo doméstico e transnacional.
No evento conversamos sobre a contextualização do terrorismo pré e pós 11 de setembro, o papel das mídias sociais no recrutamento para os grupos terroristas, o fenômeno do terrorismo doméstico que vem ganhando relevância no cenário internacional e os possíveis desafios para o Brasil no tocante ao assunto.
Na transmissão sugeri a leitura de um livro do CEL Fernandes que aborda o terrorismo de forma objetiva e direta, bem como informamos que as Polícias são a linha de frente na cena de ação dos atos terroristas, e que são conhecidos como first responders.
Sugiro a leitura dos seguintes artigos do Blog:
- "Qual o legado da Guerra ao Terror?", disponível em https://www.atitoxavier.com/post/qual-o-legado-da-guerra-ao-terror ;
- "Terrorismo: lembrai-vos dele! A vez do ativismo doméstico. Possíveis impactos no Brasil", acessível em https://www.atitoxavier.com/post/terrorismo-lembrai-vos-dele-a-vez-do-ativismo-doméstico.
Segue o link do nosso vídeo:
Matéria de 29/11/2021:
Comentários