Israel possui 3 grandes agências de inteligência: MOSSAD (inteligência externa), Shin Bet (segurança interna), e AMAN (inteligência militar).
No Brasil a região da tríplice fronteira com Paraguai e Argentina, chama a atenção do MOSSAD devido a possíveis financiadores do Hezbollah nessa região, por meio de contribuição dos simpatizantes que lá residem. A nossa Polícia Federal realizou a prisão de um possível financiador do Hezbollah em 2018.
Além disso, existes suspeitas de ligações entre esse grupo e narcotraficantes latino-americanos incluindo algumas organizações criminosas brasileiras.
Em 2019 os governos brasileiro e israelense assinaram um acordo de cooperação em cinco áreas, sendo uma delas referente ao combate ao crime organizado, onde um escritório da Polícia Nacional de Israel foi aberto em São Paulo em outubro de 2019.
O Brasil, desde 2011, é o Comandante, por meio da Marinha do Brasil, da Força Tarefa Marítima Multinacional da UNIFIL, que fica no Líbano, país onde o grupo Hezbollah (também é um partido político no país) está baseado. Existem estudos sobre a possível retirada do Brasil dessa missão. Convém mencionar que, em 2019, o governo brasileiro mencionou que estudará a possibilidade de considerar o Hezbollah como um grupo terrorista.
Seguem alguns vídeos para conhecimento do assunto:
O que você acha disso? Temos agentes do MOSSAD no Brasil? O governo ao considerar o Hezbollah como grupo terrorista poderá impactar na Força Armada brasileira no Líbano?
Comments