Como conversamos na postagem de 2 dias atrás sobre o assunto iniciamos a realizar uma análise do futuro pós pandemia. Neste sentido, apresentarei alguns cenários e vocês poderão realizar as suas análises de qual terá mais chances ou se poderá ser uma combinação de alguns deles:
Cenário 1:
- Os países ficarão mais isolados aumentando o rigor das políticas de imigração, visando proteger os seus cidadãos de outras pandemias ou outras situações que possam ser deflagradas pela movimentação de pessoas.
Isso começou a ocorrer em quase todos os países, talvez seja temporário, ou acabe sendo consolidado pelas atuais politicas, ainda mais em que alguns estados enxergam na globalização um mal.
Cenário 2:
- O isolacionismo perderá força e os órgãos multilaterais ganharão protagonismo, isso também vem ocorrendo com o protagonismo da OMS e a ONU apelando por um cessar fogo temporário em vários locais conflituosos;
Cenário 3:
- China e Rússia (para preocupação da Europa) sairão mais fortalecidas pós pandemia. Sendo que a China aumentará o seu protagonismo mundial e encurtará a meta de ser a potência dominante em 2050.
Cenário 4:
- A futura recessão econômica que afetará em maior grau os países com economias fragilizadas poderá acarretar nesses um aumento da violência interna e dos crimes cibernéticos, aliado a isso o colapso dos sistemas de saúde, farão com que as populações pressionem ainda mais os governos por busca de melhores condições de vida, ocasionando deposições de alguns governantes e tentativa de abertura de regimes fechados.
Qual cenário você acha mais provável? Comente. Compartilhe
Seguem dois vídeos que poderão ampliar o conhecimento e auxiliar na análise sobre os possíveis cenários.
obs: para legendas em português basta que durante a reprodução do vídeo altere as legendas e peça tradução automática, depois é só escolher o idioma que desejar
Vídeo (em português) sugerido pelo Gabriel que é um amigo e seguidor do Blog:
O cenário 1 já é algo real mas acredito será temporário sim. O cenário 2 seria o ideal mas considero fictício. E o terceiro é o que imagino acontecendo mesmo.
Obs: Excelentes matérias!