No momento em que alguns países têm defendido o isolacionismo e negando os fóruns multilaterais e indo em direção a antiga Doutrina Monroe e ao unilateralismo, será que a atual pandemia está reforçando organizações multilaterais como a OMS, e fará com que, por um momento, os países iniciem uma nova relação geopolítica?
Com certeza as economias ficarão fragilizadas e uma série crise econômica se avizinha que acarretará em sérios problemas internos em diversos países, como aumento do desemprego, dentre outros. Talvez uma das saídas seja o fortalecimento da globalização, maior apoio as iniciativas dos órgãos da ONU e a busca por maior liberdade de informação por meio de combate aos regimes fechados. O futuro nos dirá. O que você acha?
Eu li uns dias atrás uma reportagem, de uma pessoa que é especialista em riscos globais. Nela ele mencionava que o curso da história será alterado, vê um cenário bem pessimista. Menciona tb, que existe muito conflito entre os chefes de estado em como proceder. Cada um por sua conta. Diz ainda, que muitas das medidas hoje tomadas, inclusive viagens internacionais e vistos provavelmente retiradas. Acordos antes firmados, poderão não ser mantidos. E termina dizendo, se antes havia um ritmo entres os países, se verá uma desordem após a pandemia. Enfim....na minha humilde opinião, estamos passando por mares agitados. Portanto, seu post traduz uma saída muito bem apontada. Não haverá vencedor nessa situação....todos deverão se alinhar e combater juntos ess…