A Naval Station Norfolk que fica localizada no Estado da Virgínia é a maior base naval dos EUA, considerada a maior do mundo, e o principal porto da Atlantic Fleet, possuindo capacidade para apoiar cerca de 75 navios e 134 aeronaves pelos seus 14 pieres e 11 hangares.
É digno de nota que essa base funciona como um hub logístico para a US Navy em suas missões nos teatros de operações europeu, do Oriente Médio e do Caribe.
O leitor poderá ter uma ideia da dimensão dessa base ao acessar o seu mapa que está disponível no Blog no link: https://de9abb8c-83aa-4859-a249-87cfa41264df.usrfiles.com/ugd/de9abb_b4f89e6b42ff4c0ba5bae9dbbc12e4ad.pdf .
Além disso, é uma das 4 bases principais dos porta-aviões nucleares (CVN) da US Navy, e a que comporta mais navios desse tipo, sendo as outras:
Naval Base San Diego que é o principal porto da Pacific Fleet e fica localizada no Estado da Califórina;
Naval Base Kitsap localizada no Estado de Washington;
Fleet Activities Yokosuka no Japão, que é a maior base da US Navy no exterior.
Convém mencionar que a Naval Station Mayport, que fica na Flórida, pode receber até dois CVN, mas não é considerada uma base sede para esse tipo de navio.
O Blog achou interessante e importante mostrar ao leitor algumas características da Base de Norfolk, pois é a que geralmente os navios da Marinha do Brasil - MB atracam por ocasião da realização dos exercícios Composite Training Unit Exercise - COMPTUEX e Joint Task Force Exercise - JTFEX, que fazem parte da preparação dos meios navais estadunidenses antes de serem enviados para o cumprimento de suas missões no exterior, bem como por ser a base responsável por apoiar os meios da US Navy que operam no nosso Entorno Estratégico.
A participação da MB nos exercícios citados acima acontece por meio de convite daquela marinha. Além disso, existe a participação de meios navais de outros países, o que é uma excelente oportunidade de incrementar o nosso nível de adestramento, de fomentar a interoperabilidade entre as marinhas, e de fortalecer os laços de amizade entre os Estados.
O autor do artigo teve a oportunidade de servir como Oficial de Ligação da MB, por dois anos no período compreendido entre 2011 e 2013, junto à US Fleet Forces Command, que fica localizada nas cercanias da Naval Station Norfolk, e, com isso, pôde ver in loco a importância dessa base para a US Navy e ratificar a sua relevância estratégia para essa força, ainda mais em virtude da proximidade de vários estaleiros que realizam a manutenção e construção de meios navais dessa marinha.
Outrossim, também, verificou que essa Organização Militar - OM contribui diretamente para a parceria entre as marinhas estadunidense e brasileira, pois no seu interior e nas suas proximidades encontram-se sediados vários Comandos, Centros de Adestramento e Instrução, dentre outras OM de interesse para o desenvolvimento da nossa Marinha.
Cabe ressaltar que na região do Estado da Virgínia encontram-se outras instalações importantes da marinha estadunidense, e que também são consideradas relevantes para a MB.
Seguem alguns vídeos para possibilitar ao leitor ver a magnitude da Naval Station Norfolk e com isso poder realizar uma comparação com a Base Naval do Rio de Janeiro que é uma das maiores bases navais da América do Sul.
Matéria de 23/12/2020:
Matéria de 05/2019:
Matéria de 08/04/2020:
Matéria de 26/06/2017:
Comments