top of page

Organização dos Estados Turcos: movimento geopolítico turco.


Figura disponível em: https://idsb.tmgrup.com.tr/ly/uploads/images/2021/11/19/160775.jpg

Em novembro de 2021 ocorreu, em Istambul, a oitava reunião do Conselho de Cooperação dos Estados de Língua Turca. Essa organização foi estabelecida em 2009, e na ocasião foi formada por Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão e Turquia, tendo o Uzbequistão aderido como membro em 2019. Além disso, a Hungria, em 2018, entrou nessa organização como observadora.

Convém mencionar que, até essa reunião, esse Conselho não chamava muito a atenção da comunidade internacional.

Nesse contexto, o Blog considerou relevante a deliberação tomada pelos membros do Conselho que alterou o seu nome para Organização dos Estados Turcos - OET, pois envia uma mensagem ao mundo que essa organização poderá se transformar num ator importante na Ásia Central, e com isso com capacidade de alterar a situação geopolítica da região, com impactos na Europa, Rússia e China. Outrossim, nessa reunião, o Turcomenistão aderiu como observador.

Assim, a OET conta com 5 Estados Membros e 2 Estados Observadores. É digno de nota que o principal articulador dessa nova organização é a Turquia.


Figura disponível em: http://www.turkkon.hu/EN/wp-content/uploads/2020/10/TT-te%CC%81rke%CC%81p-eng-1024x465.jpg

O Blog vem acompanhando a Turquia em seus artigos, como:

- "A OTAN e a rebeldia turca: o que fazer?", disponível em https://www.atitoxavier.com/post/a-otan-e-a-rebeldia-turca-o-que-fazer;

- "França e Turquia: a escalada da tensão e as possíveis consequências geopolíticas", acessível em https://www.atitoxavier.com/post/frança-e-turquia-a-escalada-da-tensão-e-as-possíveis-consequências-geopolíticas ;

- "Grécia e Turquia: relação tensa. Parte III. Conflito à vista", disponível em https://www.atitoxavier.com/post/grécia-e-turquia-relação-tensa-parte-iii-conflito-à-vista ;

- "Descoberta de gás no Mar Negro: uma nova era da geopolítica turca?", pode ser lido em https://www.atitoxavier.com/post/descoberta-de-gás-no-mar-negro-uma-nova-era-da-geopolítica-turca ;

- "Ascensão turca: chega de ceder!", disponível em https://www.atitoxavier.com/post/ascensão-turca-chega-de-ceder ;

- "A intensificação do conflito entre Armênia e Azerbaijão: fator Turquia. Qual será o movimento russo?", acessível em https://www.atitoxavier.com/post/a-intensificação-do-conflito-entre-armênia-e-azerbaijão-fator-turquia-qual-será-o-movimento-russo ;

Além desses artigos, possuímos outros em que analisamos o envolvimento turco na África e na Síria, a problemática com os Curdos, o uso da "diplomacia dos drones", bem como a sua disputa pela liderança do mundo muçulmano sunita.

A análise dessas matérias mostra uma Turquia desejosa em ser um ator relevante no cenário internacional, criando rivalidades com a Rússia e a Arábia Saudita. Ademais, vem usando o seu poder militar para atingir os seus objetivos geopolíticos e na formação de alianças.

A OET se propõe consolidar o mundo turco, por meio de acordos de cooperação nas áreas de defesa, economia, energia e transportes, se transformando num novo instrumento regional para a cooperação na Eurásia, notadamente com foco na Ásia Central e no Cáucaso, conforme podemos ver nas palavras de Nursultan Nazarbayev, ex presidente do Cazaquistão e presidente honorário da OET:


"With this summit, we can convey the message to all our sisterly and brotherly peoples around the world that Turkic civilization has begun to revive, the Turkic states have come together and established a new agenda item and ideology" (disponível em https://www.aa.com.tr/en/analysis/analysis-from-turkic-speaking-countries-to-turkish-states/2422657)


Nesse sentido, a OET iniciará a confecção do documento intitulado "Strategic Roadmap of the Organization of Turkic States 2022-2026", visando tornar a afirmação acima em realidade, de acordo com o comunicado em conjunto dos Estados Membros:


"Turkish World 2040 Vision" initiated by the council’s honorary chairman, Nursultan Nazarbayev, has been accepted as a strategic document to guide future cooperation in various fields where the Turkic states have common interests," (disponível em https://www.trtworld.com/turkey/turkic-council-reforms-into-organization-of-turkic-states-51608)


É possível ver nas palavras acima um sentimento nacionalista dos povos turcos em tentar reviver a grandeza e a importância do passado.

Figura disponível em: https://www.lib.berkeley.edu/EART/tour/CIAcaucasus.gif

É importante salientar que o mundo turco, agora sendo consolidado, reúne cerca de 300 milhões de pessoas e uma economia de 2 trilhões de dólares. Por esses países passam importantes oleodutos e gasodutos para a Europa, além de estarem no percurso do projeto Belt and Road Initiative chinês.

Tanto a China quanto a Rússia demonstraram certa apreensão com essa iniciativa:


- China: possui problemas separatista na província de Xinjiang, em que a minoria uigur deseja a independência do Turquestão Oriental, e com isso a região é alvo de ataques terroristas do grupo Eastern Turkistan Islamic Movement (ETIM), que operam a partir do Afeganistão. O Blog em seu artigo "Parceria entre a China e o Talibã: possíveis desdobramentos", disponível em https://www.atitoxavier.com/post/parceria-entre-a-china-e-o-talibã-possíveis-desdobramentos, abordou o assunto. Nesse sentido, existe o receio de que o mundo turco reunido e consolidado possa apoiar o movimento separatista; e


- Rússia: devido a rivalidade com a Turquia existe a preocupação com a diminuição ou perda da sua influência política sobre os países vizinhos da Ásia Central, o que poderá impactar em sua segurança.

Outro ponto que nos chama atenção, é que a OET poderá ser uma alternativa para os países que estão descontentes com a União Europeia - UE, como a Hungria. No futuro poderá ser uma opção para a Polônia que também está vivenciando diferenças com a UE.

O Blog é de opinião de que o sucesso da OET formará um novo centro de poder que poderá impactar na geopolítica da Ásia - Europa, tendo a Turquia como ator principal. Isso levará a aumentar o distanciamento turco tanto da OTAN, quanto da UE, pois a Turquia vem demonstrando publicamente o descontentamento com o Ocidente.

Outrossim, na análise do Blog, esse novo centro de poder poderá incentivar os turcos a serem mais assertivos em suas ambições geopolíticas, o que trará mais instabilidade ao cenário internacional.

Esse novo ingrediente confirma a visão deste analista, que vem afirmando que vivemos num mundo cada vez mais imprevisível e menos seguro.

Qual a sua opinião?

Seguem alguns vídeos para ajudar em nossas análises:

Matéria de 16/11/2021:

Matéria de 31/03/2021 (vídeo promocional do Conselho de Cooperação dos Estados de Língua Turca antes de se tornar Organização dos Estados Turcos) :

Matéria de 09/04/2021:


Comentários


bottom of page