O Blog tem informado, por meio da sua Seção Inteligência, disponível em https://www.atitoxavier.com/my-blog/categories/se%C3%A7%C3%A3o-intelig%C3%AAncia, sobre o elevado crescimento, no Século XXI, das Empresas Militares e de Segurança Privada - EMSP no mundo, que vêm prestando serviços de combate e de segurança em caráter internacional e que atualmente têm sido utilizadas por vários governos com o objetivo de atender a alguns dos seus objetivos geopolíticos, e com isso são contratadas para atuar em distintos Teatros de Operações, como África, Ásia, América do Sul e Oriente Médio.
Dessa forma, abordamos diretamente as EMSP por meio dos artigos abaixo, que recomendamos a leitura:
- "Empresas Militares e de Segurança Privada Chinesas e o seu crescimento no mundo", de 17 de julho de 2022, disponível em https://www.atitoxavier.com/post/empresas-militares-e-de-segurança-privadas-chinesas-e-o-seu-crescimento-no-mundo. Nesse artigo abordamos, também, a EMSP estadunidense Blackwater, fundada em 1996, por um ex- Navy Seal , que foi contratada pelo governo dos EUA em 2000, após o ataque ao navio USS Cole. Além disso, também prestou serviços para o governo estadunidense em 2003 no Iraque;
- "As empresas privadas de segurança cibernética: desafio ou oportunidade para a Inteligência?", de 27 de janeiro de 2022, acessível em https://www.atitoxavier.com/post/as-empresas-privadas-de-segurança-cibernética-desafio-ou-oportunidade-para-a-inteligência;
- "Seção Inteligência: Os mercenários russos", de 28 de maior de 2020, que pode ser lido em https://www.atitoxavier.com/post/seção-inteligência-os-mercenários-russos, em que falamos sobre o Wagner Group.
Outrossim, no atual conflito da Ucrânia, abordamos a atuação do Wagner Group, bem como de mercenários estrangeiros lutando em prol dos ucranianos.
Nesse cenário, de proliferação de grupos mercenários e do conflito ucraniano, chamou-nos atenção o Mozart Group, cujo nome foi um contraponto ao do Wagner Group, sendo um grupo mercenário ocidental fundado por Andrew Milburn, que é Coronel da reserva do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e que atuou em Operações Especiais dos EUA no Oriente Médio, após a invasão russa, tendo como objetivos: o resgate de civis e o treinamento de soldados ucranianos, mas na verdade o principal objetivo era conter o Wagner Group. Informações sobre esse grupo podem ser encontradas no site https://www.themozartgroup.com/ .
Esse grupo ganhou visibilidade em várias mídias internacionais, como CNN, New York Times e outras.
O Mozart Group é formado em sua maioria por veteranos de forças especiais do ocidente (estadunidenses e europeus) e que treinavam as tropas ucranianas no padrão OTAN, bem como atuavam na evacuação de civis de algumas cidades atacadas pelos russos. Ademais, tenta fazer uma propaganda de ser uma EMSP "do bem", pedindo doações privadas para executar o trabalho em solo ucraniano, angariando mais de um milhão de dólares. Assim, tenta se desvincular da imagem que o mundo tem do Wagner Group.
Atualmente o grupo atravessa um problema existencial em que Milburn possui uma disputa judicial com o seu sócio Andrew Bain. Bain acusa Milburn de ampliar o escopo do Mozart Group para outros Teatros de Operações como Armênia, dentre outras acusações, pelo outro lado Milburn acusa Bain de desviar recursos financeiros do grupo.
Tal batalha judicial poderá levar ao encerramento das atividades desse grupo na Ucrânia, em virtude de problemas financeiros. É digno de nota que o grupo perdeu em setembro de 2022 um dos seus principais contribuintes, a organização de caridade Allied Extract - https://alliedextract.org/ .
Nesse sentido, Milburn solicitou apoio financeiro aos governos ocidentais para continuar com o seu trabalho na Ucrânia, por meio da sua entrevista ao Newsweek:
"The evacuation teams run on a budget of around $2,000 per week, with the whole Mozart project costing around $170,000 per month, Milburn said. "We are filling a niche that no one else is filling," he said. "We're an absolute no-brainer for funding from Western governments...What the hell is stopping the U.S., or U.K., or European Union governments from reaching out and saying: 'Let us help you?'" (fonte: https://www.newsweek.com/wagner-group-targeting-volunteers-ukraine-mozart-group-russia-andy-milburn-1765321)
Ademais, existem acusações de que os membros do Mozart Group estariam sendo atacados pelo Wagner Group na Ucrânia.
Convém mencionar que o Mozart Group executou um papel relevante no treinamento das tropas ucranianas recém formadas por voluntários e convocados, e que o possível término desse grupo, por problemas financeiros, poderá afetar, em certa medida, a eficiência dos ucranianos no combate.
Acordo informações, o Mozart Group pretende se tornar uma EMSP no teor da palavra, ou seja, venderá os seus serviços ao redor do mundo para quem pagar, conforme podemos ver no trecho abaixo:
"The Mozart Group also wants to have confirmed this to the intelligence portal “Intelligence Online”. According to Martin Wetterauer, Mozart’s Chief Operating Officer (COO), the group plans to “become a conventional, for-profit private military contractor (PMC) and expand into other war zones.” According to former naval officer Wetterauer, the company is “looking for new customers in other parts of the world”. (fonte: https://switzerlandtimes.ch/world/mozart-mercenaries-the-western-answer-to-wagner/)
O Blog é de opinião que a criação do Mozart Group demonstra que continuará em alta o surgimento de EMSP no mundo, devido as vantagens de sua contratação por alguns governos para atingirem os seus objetivos geopolíticos, evitando de serem acusados de intervirem militarmente em algum território.
Outrossim, caso o Mozart Group continue operando na Ucrânia, em que pese os atuais problemas financeiros, ficará demonstrado, em nossa visão, que algum governo ocidental, possivelmente os EUA, estará financiando sigilosamente o grupo.
Qual a sua opinião?
Seguem alguns vídeos para auxiliar as nossas análises:
Matéria de 04/11/2022:
Matéria de 02/02/2023:
Matéria de 29/01/2023:
Matéria de 26/09/2022:
Matéria de 23/04/2022:
Matéria de 28/12/2022:
Comments