No dia 09 de maio de 2024 mais uma Turma do Curso Avançado sobre Jogos de Guerra foi formada. Ao término deste curso os alunos conseguem elaborar um JG utilizando a metodologia aprendida ao longo da formação que abrange três cursos - Básico, Intermediário e Avançado - , e que pode ser consultada no livro "Desvendando os Jogos de Guerra - uma introdução no assunto", única obra nacional, até o momento, sobre JG profissionais.
Nesse sentido, para que o leitor tenha uma noção do trabalho produzido, segue o resumo do JG elaborado pela Turma I de 2024:
A) Turma I:
JG Escudo Cibernético, cujo propósito do Jogo Elaborar um Plano Setorial de Segurança de Infraestruturas Críticas para prover a segurança das infraestruturas críticas de telecomunicações, a partir de 2024 e de forma continuada. Dessa forma, o objetivo principal deste JG é contribuir para a criação e análise do Plano Setorial de Segurança de Infraestruturas Críticas de telecomunicações.
Portanto, é um JG em que alguns partidos competem entre si, outros colaboram e um deles pode influenciar nos demais.
Grupo de Montagem do JG Escudo Cibernético:
Alexandre Tito dos Santos Xavier – Instrutor
Rodrigo Metropolo Pace – Instrutor
Allan Costa Galvão – Aluno
Oscar Marques – Aluno
Paulo Augusto Aguilar- Aluno
Rodrigo Monteiro Lázaro - Aluno
Outrossim, os Jogos de Guerra desenvolvidos pelas Turmas anteriores, 2023, podem ser vistos no artigo "Mais um JG, relevante para o Brasil, elaborado pelos alunos dos Cursos do Blog", de 27 de dezembro de 2023, disponível em https://www.atitoxavier.com/post/mais-um-jg-relevante-para-o-brasil-elaborado-pelos-alunos-dos-cursos-do-blog.
A escolha desses temas que abordam problemas complexos civis, tem a finalidade de comprovar que a metodologia não é restrita aos problemas militares, podendo ser empregados também para analisar estratégias de empresas, pois o mundo está a cada dia mais volátil.
Comments