Neste ano, o Blog concluiu 06 Turmas do Curso Básico sobre Jogos de Guerra - JG, 03 Turmas do Curso Intermediário e 02 Turmas do Curso Avançado, sendo o primeiro e o único, até o momento, a ministrar Cursos sobre JG no Brasil tanto para civis quanto para militares.
Ao término do Curso Avançado os alunos conseguem elaborar um JG utilizando a metodologia aprendida ao longo dos três cursos, e que pode ser consultada no livro "Desvendando os Jogos de Guerra - uma introdução no assunto", única obra nacional, até o momento, sobre JG profissionais.
Nesse sentido, para que o leitor tenha uma noção dos trabalhos produzidos, seguem os resumos dos JG elaborados pelas Turmas I e II do Nível Avançado:
A) Turma I:
JG Tormenta Global, cujo propósito do Jogo é ter o controle epidemiológico, por parte do Serviço de Saúde Brasileira, contra a gripe aviária em todo o território nacional, a partir de 2023. Dessa forma, o objetivo principal deste JG é criar uma estratégia nacional de saúde pública para evitar uma possível disseminação da gripe aviária entre humanos.
Logo, é um JG em que todos os partidos colaboram para atingir o esta final desejado.
Grupo de Montagem do JG Tormenta Global:
Alexandre Tito dos Santos Xavier – Instrutor
Benito Juarez Nunes Bueno – Aluno
Celso Itiro Shimura – Aluno
Daniela Porto Pinto – Aluno
Marcelo Barros - Aluno
B) Turma II:
JG Égide, cujo propósito deste JG é verificar a eficiência e a eficácia da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social - PNSPDS, visando a retomada do controle da Segurança Pública pelo Estado brasileiro, em todo território nacional, a partir de 2030. Assim, o objetivo geral do Jogo é analisar a PNSPDS, verificando com isso as vulnerabilidades da nossa política de segurança pública, com o fim de aperfeiçoá-la.
Portanto, é um JG em que alguns partidos competem entre si, outros colaboram e um deles pode influenciar nos demais.
Grupo de Montagem do JG Tormenta Global:
Alexandre Tito dos Santos Xavier – Instrutor
Filipe dos Santos Antunes – Aluno
Rodrigo Metropolo Pace – Aluno
Samuel Wainer Diniz Borges – Aluno
A escolha desses temas que abordam problemas complexos civis, teve a finalidade de comprovar que a metodologia não é restrita aos problemas militares, podendo ser empregados também para analisar estratégias de empresas, pois o mundo está a cada dia mais volátil.
Comentarios