A Europa no passado foi sempre relacionada a inovação, florescimento das ideias e berço da civilização moderna. Porém, nos últimos tempos o continente europeu vem enfrentando vários problemas, desde econômicos e até sociais que são potencializados pelo grande movimento de imigração dos países muçulmanos (refugiados), principalmente após a primavera árabe, onde houve a deposição de governos em que a maioria desses países foi mergulhada em guerras civis e no caos, incluído aí existe o temor do aumento dos atentados terroristas em solo europeu. Com isso, vários movimentos xenófobos e partidos de ultra-direita começaram a ganhar destaque nos países europeus. É digno de nota que com o BREXIT, existe a preocupação de que outros países do continente sigam o Reino Unido, devido ao aumento do nacionalismo no continente, o que poderá fragilizar ainda mais a União Européia.
Além disso, a OTAN vem enfrentando uma crise, ainda mais com o corte de recursos por parte dos EUA durante o governo o Trump, deixando o continente preocupado com a possível ameaça russa.
Temos acompanhado a tentativa da França em despontar como a liderança do ocidente europeu, encontrando contraponto na Alemanha.
Neste cenário, de uma Europa dividida, enfrentando problemas econômicos, políticos e sociais, apresentando baixa taxa de natalidade, e em meio a pandemia do coronavírus, vemos um continente que vem perdendo o protagonismo de outrora, e com uma grande necessidade de se reinventar, visando recuperar o prestígio de outrora.
Seguem alguns vídeos com o intuito de ajudar-nos em nossas análises (legendas podem ser inseridas):
Você concorda? O que a Europa precisa fazer? Ela conseguirá virar o jogo e se reerguer?
Comments