Como vimos na postagem anterior sobre a China, ela passou por um período de isolacionismo que culminou numa época de humilhações (século da vergonha) marcada por invasões, dominações, deboches, miséria e fome. E ao analisarmos o tamanho e potencial chinês, seria um absurdo imaginar esse passado.
Neste sentido, desde a ascensão de Mao, passando por Deng Xiaoping (visionário da abertura chinesa) e chegando em Xi Jinping, vemos uma China não cometendo os erros do passado, indo adiante com os aprendizados ao longo de sua história. Com isso, fica a pergunta, o que a China deseja? Será realizar o sonho chinês proposto do Xi Jinping de que o país será respeitado globalmente, sua população viverá com qualidade de vida e nunca mais passará por humilhações, e que se todos trabalharem duro esses objetivos serão alcançados. Por isso, vemos um grande desenvolvimento em todas as áreas e um sentimento nacionalista chinês crescente, o que gera no mundo uma grande apreensão e espanto. Tal lógica pode ser relacionada com os ideias norte-americanos do passado e o pensamento calvinista. Porém, seria somente isso, ou a China aspira ser uma superpotência dominadora?
Nesse cenário uma meta chinesa ambiciosa, que visa atingir o sonho chinês, é conhecida como a nova rota da seda, que está sendo um dos maiores planos de investimento da história mundial e que conectará a China a vários mercados mundiais, por meio de construção e melhorias de rodovias, ferrovias, portos gasodutos, oleodutos etc, se aproveitando das fragilidades econômicas vividas pelos países europeus e exercitando o seu soft power.
Portanto precisamos entender o que a China ambiciona, ser grande novamente como na época de Marco Polo ou ser dominadora. Só assim poderemos responder a outra indagação: a China é oportunidade ou ameaça? Poderemos considerar como um grande parceiro ou perigo a nossa sociedade?
Seguem alguns vídeos para ajudarem a todos em suas análises:
No vídeo abaixo pode-se colocar legendas:
Qual a sua opinião? O dragão é sonhador ou dominador, ou melhor será que ele deseja as duas coisas?
Comments