top of page

Cuidado com o Dragão, ele tem muita fome e está bem acordado!


A China é um país milenar que passou por várias fases em sua história com altos (onde chegou a ser uma das potências mundiais) e baixos. Destaco 3 principais marcos na sua trajetória, que a meu ver, moldaram o que vemos hoje e nos mostra aonde ela quer chegar. O primeiro foi a política de isolacionismo do país durante a dinastia Ming, que permaneceu na dinastia Qing, fazendo com que o país ficasse defasado tecnologicamente com o Ocidente levando a um desastre geopolítico, dando origem a um período de humilhações; o segundo foi a revolução comunista chinesa (diferente da russa) levando ao poder Mao Tse Tung que moldou o atual sistema político; e por fim, a ascensão de Xi Jinping que pretende guiar a China à potência dominante até 2050.

Neste sentido, o país tem realizado várias transformações, principalmente nas áreas militar e tecnológica, e está ocupando o vácuo deixado pelos EUA nas diversas áreas e fóruns multilaterais.

Outro ponto que é digno de nota é a sua habilidade de conseguir aumentar a sua influência nos países por meio de seu "soft power"chinês que podemos resumir como a capacidade de influenciar outros governos mediante meios econômicos (notadamente na área de infraestrutura e parcerias comerciais), dentre outros métodos que não a força militar e ameaças de retaliação. Além disso, tem melhorado bastante a qualidade vida dos seus cidadãos, porém mantendo-se como um regime fechado.

Sua estratégia tem surtido efeito, e com isso a China tem estado presente em todos os continentes exercendo grande protagonismo, sendo um grande investidor e comprador ávido por commodities.

Seguem alguns vídeos que poderão complementar o post (aqueles que desejarem trocar ou colocar legendas bastam ir nas configurações do vídeo durante a execução):






Qual a sua opinião sobre a China? Ela será a nova potência no século XXI?

2件のコメント


Alexandre Tito Xavier
Alexandre Tito Xavier
2020年4月07日

Muito boa a sua análise.

いいね!

Elisangela Ribas
Elisangela Ribas
2020年4月07日

Creio que o grande dragão ira ressurgir depois da pandemia com força total, talvez não propositalmente, como a princípio eu acreditava devido a suspeita do vírus ser criado pelos chineses, um país totalmente fechado que não se preocupa com outros povos, se importando apenas com interesses próprios, prova disso, foi que ficaram sabendo da gravidade do vírus e não comunicaram, que inclusive teve sua comprovação feita por um médico chinês que foi até preso 😡

A China por sua vez, começa a se fortalecer desde já pois a pandemia já está controlada e contudo, os produtos importados poderão chegar com menores preços e os produtos da China poderão ser exportados, inclusive, com aumento de preços.

Sabemos que a China está…

いいね!
bottom of page