top of page

Conflito entre Armênia e Azerbaijão: a consolidação turca, e as relações de Israel com o Azerbaijão.


Figura disponível em: https://media.npr.org/assets/img/2020/09/28/munitions_wide-300d6a675b3e4a04900254057a6fa9e40c340409-s800-c85.jpg

Na nossa terceira análise sobre o Conflito entre a Armênia e o Azerbaijão, em que as anteriores estão disponíveis no Blog nas postagens: "A intensificação do conflito entre Armênia e Azerbaijão: fator Turquia. Qual será o movimento russo?", acessível em: https://www.atitoxavier.com/post/a-intensificação-do-conflito-entre-armênia-e-azerbaijão-fator-turquia-qual-será-o-movimento-russo e "Conflito armado entre Armênia e Azerbaijão: nova disputa geopolítica entre Turquia e Rússia", disponível em: https://www.atitoxavier.com/post/conflito-armado-entre-armênia-e-azerbaijão-nova-disputa-geopolítica-entre-turquia-e-rússia , vemos que os embates têm se intensificado a cada dia, e sem a perspectiva de um acordo de paz ou de cessar fogo em um futuro próximo.

Os combates estão começando a extrapolar a região de Nagorno-Karabakh, com relatos de ataques a outras cidades, e de danos nas proximidades das capitais do países em litígio, tendo como resultado o incremento do número de vítimas civis e militares.

Nessa contenda um importante ator geopolítico que surge é Israel. As relações estratégicas entre os governos israelense e azeri estão sendo importantes na ofensiva contra a Armênia, devido a venda de cerca de 4 bilhões em material militar israelense para o Azerbaijão, e que está sendo empregado no conflito.

Em que pese o Azerbaijão ser um país de origem muçulmana, Israel sempre teve boas relações com o governo de Baku, com parcerias econômicas e militares importantes. Porém, a importância geopolítica desse vínculo está diretamente ligada ao Irã, pois os israelenses enxergam no parceiro azerbaijano uma oportunidade de se ter uma possível aliança (apoio logístico etc), ou de contenção, contra o governo de Teerã. A aliança do Azerbaijão com a Turquia, não interfere nas relações entre os governos israelense e azeri.

O governo iraniano possui uma boa política com a Armênia com várias parcerias estabelecidas, e vem tentando melhorar o seu relacionamento com o Azerbaijão, que estava estremecido no passado.

Figura disponível em: https://hooversworld.com/wp-content/uploads/2009/04/middle_east.gif

A Turquia, com esse conflito, se consolida como um ator geopolítico relevante no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo Oriental, pois está sendo consultada pela comunidade internacional para uma possível mediação para o fim das hostilidades, em que pesem acusações de alguns Estados, como França e Armênia, de estar envolvida ativamente no embate apoiando diretamente o Azerbaijão.

O Blog já vinha informando a tendência do Estado turco em buscar uma maior relevância no cenário internacional, com o intuito de atingir os seus objetivos geopolíticos, e que foi analisada nas postagens: "Descoberta de gás no Mar Negro: uma nova era da geopolítica turca?", acessível em: https://www.atitoxavier.com/post/descoberta-de-gás-no-mar-negro-uma-nova-era-da-geopolítica-turca , Ascensão turca: chega de ceder!, disponível em: https://www.atitoxavier.com/post/ascensão-turca-chega-de-ceder.

Ademais, nas crises em que esteve envolvida com alguns países como: Grécia, França, Rússia e Síria, vem conseguindo marcar o seu posicionamento e obtendo resultados geopolíticos expressivos, como: o domínio de uma faixa do território sírio, a influência na Líbia, a prospecção de reservas de petróleo e gás no Mediterrâneo Oriental (conseguindo o reinício das negociações sobre a exploração desses recursos na região), bem como uma aproximação com os países da África Ocidental.

Convém mencionar o importante papel do seu setor militar, como o desenvolvimento de mísseis, drones e de outros meios bélicos, sendo um fator primordial em sua busca por uma autonomia militar, inclusive com a venda de seus produtos de defesa para outros países. Na nossa seção de vídeos para análise temos um relacionado a esse assunto.

Figura disponível em: https://eraiturkey.com/wp-content/uploads/2020/01/defense-industry-1024x540.jpg

O Blog é de opinião de que a Turquia, por meio de uma política assertiva, se tornou um ator geopolítico relevante no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo Oriental, sendo o seu envolvimento no Conflito entre a Armênia e o Azerbaijão mais uma de suas manobras geopolíticas para atingir os seus objetivos estratégicos.

Outrossim, Israel com o intuito de se ter um aliado contra o Irã possui uma relação estratégica com o Azerbaijão.

Nesse sentido, vemos que existe uma relação complexa de interesses geopolíticos de diversos países para com essa região, onde nos mostra que uma maior escalada do conflito poderá mergulhar o Cáucaso e o seu entorno em uma crise com sérios desdobramentos.

Você concorda? Qual a sua análise sobre o assunto?

Seguem alguns vídeos sobre o tema, visando nos auxiliar em nossas análises:

Os quatro vídeos a seguir mostram a importância da Turquia no conflito, e a sua crescente influência na região:

=================================================

Os cinco vídeos a seguir mostram o relacionamento de Israel e Azerbaijão:

================================================


Comments


bottom of page